quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Comentando o zine MATA Poemas em Quadrinhos de André Martuscelli!


MATA Poemas em Quadrinhos de André Martuscelli. A6, 8 páginas, capa colorida, miolo preto & branco. 
O zine tem 3 poemas quadrinizados, com lindas ilustrações. Classificações são desnecessárias diante de uma obra de arte, mas a meu ver, são do gênero poético filosófico, pois são narrativas curtas, de intenção a suscitar reflexões filosóficas no leitor utilizando a expressão poética, além de inovar na linguagem quadrinhística (disposição dos requadros e balões).
A primeira HQ é sobre o Sol enquanto divindade, e ao mesmo tempo a questão do Deus ser tomado como benção ou maldição de acordo com o desejo e a conveniência daquele que "crê". Desnuda também os valores que um deus traz, como humildade, beleza, luz interior, sabedoria, consciência e amor incondicional.
A HQ 2 trata da percepção de que o ser pode ser e é criador de seu mundo, de sua realidade, como um mago. Dai a pertinência de estarmos despertos no agora para construirmos o que chamamos "passado e futuro". A HQ fala também que cada ser é um universo em si, que dialoga com outros seres universos, o caos! E destaca a importância da solitude: pois só quando ficamos em silêncio podemos mergulhar no autoconhecimento, encontrar nossa verdadeira Arte e criar nosso próprio Caos!
A ultima HQ para mim é a mais lancinante e me arrepiou ao final. Ela é simples, tem apenas 1 página, mas traz uma mensagem forte e universal: a de que a paz ou o inferno que vemos no mundo depende de como nossa essência é ou está. O que me lembra um provérbio hindu "o coração que está em paz, vê festa em todas as aldeias".
Linda a obra do André, fiquei com vontade de conhecer mais de seus trabalhos!
O André estará participando como colaborador de meu próximo fanzine Sibilante II!
Dentro do envelope ele ainda me mandou uma ilustração colorida impressa, um desenho lindo com cores vivas e a expressão da mulher ilustrada me trouxe paz.
Gratidão por mais este zine surpreendente!
MATA é mais um fanzine que compõe o acervo da fanzinoteca itinerante da IV Sacerdotisa! Aguardamos o seu!

Para ver a arte do André Martuscelli andre-ma.deviantart.com

Danielle Barros é IV Sacerdotisa da Aurora Pós-Humana, poetisa, desenhista e fanzineira. Bióloga de formação, mestre em Ciências e Doutoranda em Ensino de Biociências e Saúde (IOC-FIOCRUZ). Criou os fanzines Abismos do Lobo (2013), Sibilante Grimoirezine Poético Filosófico (2014), HQcrônicas e Sagrado Femizine (2015).

Nenhum comentário:

Postar um comentário