quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Há 2 anos eu lançava meu primeiro zine Abismos do Lobo 1, no FIQ 2013!

Há 2 anos eu fazia meu primeiro fanzine, Abismos do Lobo 1, onde lancei no FIQ 2013... hoje, entre zines solo e participações, somam quase 20! Emoticon heart... e até livro!




O fanzine "Abismos do Lobo" foi meu primeiro zine e homenageia os aforismos do Ciberpajé. O zine traz os aforismos de Edgar Franco com meus, sendo o primeiro zine de HQforismos (subgênero de quadrinhos Poéticos Filosóficos que une aforismos + HQs).  fanzine foi lançado na "programação não oficial" do Festival Internacional de Histórias em Quadrinhos - FIQ 2013 em Belo Horizonte.
Quando fiz este zine eu ainda nem sabia o que era um "fanzine", quem me explicou foi o Ciberpajé. Ele também foi o responsável por minha retomada ao desenho e a começar a escrever textos poéticos. A ele sou sempre grata e sempre o referencio como um marco em minha vida e trajetória artística.
Hoje, fazer um zine, como na primeira vez, é sempre uma emoção! É como um "parto", e vejo minha cria com muita alegria, sempre querendo criar mais e mais "filhos" da arte!


O Ciberpajé Edgar Franco que estava lançando BioCyberDrama Saga no FIQ (Festival Internacional de Quadrinhos), me pregou uma peça me para "autografar" os zines em sua mesa de autógrafos!


A capa do zine Abismos do Lobo 1


Fotos durante o lançamento do zine no Festival Internacional de Histórias em Quadrinhos (2013), de cima para baixo  (IV Sacerdotisa e o Ciberpajé; Ciberpajé, Henrique Magalhães e Danielle; George Perez e Danielle; Kris Zullo, Ciberpajé e Danielle, Joseniz Guimarães de Moura e Danielle, e com Will Sideralman)

O zine teve tiragem limitada de 50 exemplares numerados com mini prendedores de madeira (remetendo a tradição de pendurar os zines nos varais, nas feiras e exposições de fanzines). Abismos do Lobo 1 contava com 8 páginas, A5, P & B.
Abismos do Lobo circulou entre leitores (as) de todo Brasil e teve repercussão, recebendo comentários e resenhas, entre eles, destacamos:
Rubens César Baquião - artista e doutor/Unesp
"A proposta é sensacional! Uma abordagem dos aspectos masculino e feminino em sua composição arquetípica primária é muito necessária" 

Denise Xavier Gonçalves - artista
"Danielle Barros Fortuna, você conseguiu, de fato, perceber toda a essência do lobo e com os seus desenhos trouxe à tona, também, uma identificação do que passa em seu íntimo, creio eu... A capa ficou muito interessante, onde lobo e pássaro se mesclam e se completam. Parabéns, amiga, e espero ver em breve o seu livro também! Beijos!" 

Marcos Freitas - Editor, artista e zineiro/ Fanzine Quadritos & Editora Atomic
"Abismos do Lobo" (oito páginas A5, xerox pb), trabalho artesanal com belíssima capa e tendo como inspiração o Universo Aurora Pós-Humana, de Edgar Franco (Ciberpajé), traz alguns dos aforismos escritos pelo mesmo e desenhados por Danielle num estilo bem peculiar. Para um zine que pretendia ser uma forma de apropriação e homenagem à arte do autor, o objetivo alcançado foi maior, tornando-o na verdade uma expansão deste Universo" 

O jornalista, artista e zineiro Márcio Salerno publicou no Diário de Petrópolis (publicado na versão impressa e on line), sua resenha sobre o "Abismos do Lobo", eis um trecho:

"Abismos do Lobo, portanto, é uma forma de apropriação e uma homenagem à arte do Ciberpajé. Que, voando entre o etéreo e o carnal, às vezes pode chocar quem não esteja preparado para encarar alguns demônios que o ser humano prefere esconder. Mas, para quem está aberto, da maneira como velhos magos profetizavam, e Aleister Crowley é apenas um dos nomes que podemos citar aqui, tudo é absolutamente natural." 
(Márcio SALERNO)
Confiram o texto na íntegra, no site http://diariodepetropolis.com.br/integra.aspx?e=16837&c=00019 
                                         (Diário de Petrópolis, RJ, 11/05/2014)

Mateus Sperandio - artista

"Recebi há algum tempo os Abismos do Lobo, da IV Sacerdotisa do universo ficcional de Edgar Franco, a Danielle Barros Fortuna, que tem contribuído significativamente para o desenvolvimento e disseminação deste trabalho incomum, "destruidor de portos seguros".
A publicação é uma compilação dos aforismos do Ciberpajé, ilustrados pela compiladora, em um fanzine que demonstra o respeito e a admiração. 
Enquanto designer gráfico, a capa preta traçada em branco me chama a atenção porque traz em si a apresentação das contra formas, das luzes imersas em trevas que compões o âmago do homem. Da mesma forma, um jogo com a ilustração da página 4, que ganha movimento e vida quando se passa para a página seguinte foi um uso muito atraente das possibilidades do impresso que exalta a ferocidade animalesca da cena. Enquanto fã do ocultismo, o fanzine impressiona com a diversidade de símbolos que constituem uma riqueza cultural digna dos ideários apartidários do universo em questão. São páginas com símbolos diversos em comunhão, partindo dos rituais tântricos, com o poder da sexualidade sem pudores mas com a "profana santidade", trazendo a concepção do universo e da vida em selvageria e paz, unindo a cultura oriental aos ensinamentos xamânicos americanos e druídicos europeus. 
São poucas páginas, mas cada uma têm sua força e dedicação perceptíveis, sendo um trabalho qualitativo que representa os ideias e a afinidade da IV Sacerdotisa com o universo pós-humano de Edgar Franco e sua dedicação em amplificar esse terremoto que derruba o senso comum. 
Ver trabalhos assim é estimulador na mesma medida que os pássaros nos estimulam logo pela manhã a termos um dia de inspiração e devoção ao Amor sob Vontade! E por isso fiquei grato com o presente, ansioso para ver mais publicações do tipo e feliz em ver que a Danielle tem tido a força para trilhar esse caminho tão estreito! 
A ela , todo sucesso e felicidade!" 


E não ficou por ai, em 2015 lancei Abismos do Lobo 2, com 16 páginas, p&b, ilustrando os aforismos do Ciberpajé, na UnB no Enquadrinhos! LEIA AQUI

Capa de Abismos do Lobo 2


Junto com o zine acompanha um marcador de página em formato de cartola
Eu e Henrique Magalhães no I Enquadrinhos, UnB, em Brasilia!


Eu e o Ciberpajé no I Enquadrinhos







Em síntese, pegando como marco o FIQ 2013, reuni algumas publicações neste flyer, que já está defasado. Mas postar este foi de propósito, pois o novo flyer traz a capa da nova revista em quadrinhos de Sibilante, que ainda é segredo!) e o novo zine Presença Focada. No flyer não inclui os zines que participei.


Quem quiser conhecer um pouco mais sobre minha trajetória nos quadrinhos e zines leia esta entrevista concedida ao projeto IFFANZINE (Projeto de extensão com fanzines e quadrinhos na educação do IFF Macaé-RJ), é muito legal!

Visite também: