sábado, 30 de janeiro de 2016

30 de janeiro, O DIA DO QUADRINHO NACIONAL!

Danielle Barros*
Hoje é o dia do Quadrinho Nacional! Escolhi essa foto em que estou muito chique em uma mesa de sessão de autógrafos e lançamentos no FIQ - Festival Internacional de Quadrinhos ao lado do Ciberpajé Edgar Franco onde lançamos Sibilante revista em quadrinhos! Já me sinto parte do quadrinho nacional, desde 2012 (com HQ educativa sobre tuberculose e meu primeiro zine) tenho criado bastante, de forma independente e autoral e muito mais virá ainda, 2016 só está começando!
Parabéns e todos/as os/as quadrinhistas neste dia!

Em 1984, o dia 30 de janeiro foi escolhido pela Associação dos Quadrinhistas e Cartunistas do Estado de São Paulo (AQC-ESP) para comemorarmos o Dia do Quadrinho Nacional. Esta data foi escolhida simbolicamente porque foi quando Ângelo Agostini (italiano radicado no Brasil) publicou o que é considerado o surgimento de um primeiro personagem fixo de quadrinhos no Brasil: "As Aventuras de Nhô Quim", no jornal Vida Fluminense.
Desde então o país se encantou com as mais diversas formas, traços, roteiros e estórias narradas nessa arte ímpar, as Histórias em Quadrinhos!
Contudo, o quadrinho nacional é muito mais do que a produção do mainstream, e é importante ressaltar a grande contribuição artística e cultural das HQs de autor, independentes e underground.
Ademais vale destacar o impressionante crescimento exponencial das pesquisas sobre HQ na área acadêmica, em diversas disciplinas sempre propondo importantes reflexões e perspectivas teóricas e metodológicas, e com isso novos eventos - congressos, festivais, colóquios, seminários, entre outros - tem surgido em diversos pontos do país, mixando a arte sequencial e a vida sob a ótica da Filosofia, História, Língua Portuguesa, Ciências, Matemática, Física, Religião, Semiologia, Ocultismo, Educação, etc.
Neste dia do QUADRINHO NACIONAL minha homenagem a todos/as os/as quadrinhistas, roteiristas, desenhistas, leitreristas, artefinalizadores/as, pesquisadores/as, fanzineiros/as e tantas outras expertises desse mundo fascinante, empolgante e difícil que é produzir e circular quadrinhos no Brasil!
Referências:
BRAGA, M.N. O Dia do Quadrinho Nacional e seus 145 anos de história. YahooNotpicias [on line]. 30/01/2014.
NARANJO, M. Quadrinhos nacionais comemoram 145 anos hoje. UniversoHQ [online], 30/01/2014.
Texto postado originalmente na página do facebook Biocyberdrama Saga em janeiro de 2014.

Eu com minha revista Sibilante no FIQ 2015

Eu com minha revista Sibilante no FIQ 2015 na mesa de autógrafos
*Danielle Barros é IV Sacerdotisa na Aurora Pós-humana, Doutoranda em Ensino de Biociências e Saúde (IOC-FIOCRUZ) - bolsista CAPES/Plano Brasil sem Miséria, Mestre em Ciências - Programa de Pós-graduação em Informação, Comunicação e Saúde do ICICT/FIOCRUZ, e Bióloga pela UNEB (Universidade do Estado da Bahia).

Nenhum comentário:

Postar um comentário