quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Oficina de quadrinhos e fanzines na divulgação científica ministrada no Instituto Federal de Mesquita é notícia no portal IFRJ!

Captura da tela do site do IFRJ Mesquita
Oficina de quadrinhos e fanzines na divulgação científica
Dia 17 de fevereiro/2016 ministrei uma oficina na disciplina da prof Drª Leda Mendonça na Pós-graduação Lato Sensu em Educação e Divulgação Científica no Instituto Federal do Rio de Janeiro, Campus Mesquita, sobre "Quadrinhos e zines na divulgação científica". A oficina teve duas partes, uma teórica em que apresentei um panorama sobre o surgimento dos quadrinhos e fanzines, história, características, conceitos, pesquisas na área, conceito de divulgação científica e como utilizar quadrinhos e zines em sala de aula e atividades de divulgação da ciência. Em seguida tivemos a parte prática, em que os participantes criaram seus materiais. A oficina durou o dia todo! A oficina foi gratuita e contou com a participação de alunos do curso de Especialização Lato Sensu em Educação e Divulgação Científica, do campus Mesquita, mediadores do Espaço Ciência InterAtiva e professores do Ensino Médio e Educação Infantil de municípios da Baixada Fluminense. Nesta edição, incluímos a "avaliação de materiais educativos sobre saúde" elaborados pelo Instituto Oswaldo Cruz como uma das atividades. Confira algumas imagens da oficina:
Parte teórica e conceitual sobre quadrinhos, divulgação científica, fanzines e seu uso na educação: 
Alguns dos materiais educativos que utilizamos como parte das atividades da oficina!

Publicações da minha fanzinoteca pessoal que levo em minhas oficinas por todo Brasil!
Os alunos avaliando e criando materiais educativos e zines!
Apresentação dos materiais criados pelas duplas, só alegria!!
Eu e a profª Leda Mendonça
Visitando o espaço Ciência InterAtiva Na foto abaixo estou segurando o novo fanzine que eu criei sobre como fazer fanzines, seu uso na educação e área científica. Capa do zine educativo, em breve estará disponível para download
A oficina é parte das minhas atividades da pesquisa de doutorado em Ensino de Biociências e Saúde na Fiocruz, orientada pela Drª Tania Araújo-Jorge e prof Paulo Roberto Vasconcellos-Silva.
Criações dos participantes da oficina:

Fonte: Ciência através dos quadrinhos site IFRJ Mesquita 22/02/2016, postado por Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário