segunda-feira, 6 de junho de 2016

Resenha do zine Paralelo 28 #1 de Márcio Salerno, confira!


Recebi vários fanzines do artista, jornalista, fanzineiro, poeta Márcio Salerno. Ao longo dos dias estou postando meus comentários sobre cada um dos 5 zines que recebi, o de hoje é:

"Paralelo 28 #1", 44 páginas, A5, preto e branco. Fanzine de HQ, poemas, contos, ilustrações, colagens, grafismo.
A primeira HQ, The Sheltering sky - traz a poética reflexiva sobre o céu que existe acima de nós, soberano. O céu que testemunha nosso despertar, momentos felizes, tristes, bênçãos, crimes. Está lá, tão perto, mas intangível. Mas o verdadeiro céu não é o que está lá, e sim aqui, em nossa essência. Só me pergunto: esse céu interior é tangível? Espero que sim.
Quadrinhos de rock progressivo
O zine traz matérias sobre o rock progressivo sempre com a verve questionadora do Salerno, com foco na relação da arte autoral vs. os interesses do mainstream. Ele indica fortemente ao leitor que curte a verdadeira arte e não "modismos" que conheça o som do Peter Hammil! Claro que corri para o youtube para curtir, e segui a leitura do zine ao som visceral do Hammil!
O zine seque com HQs questionadoras, reflexivas, filosóficas, sempre deparando o Eu essencial e o ego.
A outra matéria sobre rock progressivo fala sobre o Pink Floyd, uma discografia "pirata" pra lá de interessante e traz uma lista com discografia (oficial e pirata) da banda. Sensacional!
O poema "Pape Satan...Aleppe!" é INTENSO e repleto de simbologias ocultistas.
A HQ Love Is A Many Splendored Thing - No cenário, referências a outras outras literarias, cinema, personalidades. Simbologias egípcias, e a maravilha de narrativa que surpreende! As ilustrações e art colage são muito bonitas também! 
O zine conta com um texto sagaz e crítico sobre movimento do Rock progressivo na cena mundial.
Ao final do zine temos uma matéria que fecha com chave de ouro, desta vez sobre Jim Morrison trazendo informações sobre a vida do artista e seu legado artístico. O zine termina deixando o gostinho de "quero mais" então fica aqui minha pergunta e provocação: Salerno cadê o próximo número???
O Paralelo 28 é um fanzine completo, para se ler sem pressa, desfrutando da estética sombria dos desenhos do Salerno, bem como de suas colagens, dos conceitos que seus escritos trazem e nos provoca, além da dimensão informativa do zine, que é sensacional! Recomendo!
Contato do Salerno: msaler@ig.com.br e msaler2003@yahoo.com.br
Agora os zines do Márcio Salerno são parte do acervo da Fanzinoteca itinerante da IV Sacerdotisa! Envie seu zine também!
IV Sacerdotisa

Nenhum comentário:

Postar um comentário