terça-feira, 27 de setembro de 2016

Oficina de HQforismos desenvolvida por Danielle Barros no projeto Ifanzine do IFFluminense Campus Macaé, veja como foi!

No dia 21 de setembro de 2016 foi realizada a Oficina de HQforismos no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (Iffluminense, campus Macaé-RJ). HQforismo é um neologismo criado por Danielle Barros e Edgar Franco para denominar um tipo de quadrinho poético-filosófico que envolve a linguagem de quadrinhos e o gênero textual aforismo. Saiba mais AQUI.
A oficina contou com duas partes, uma teórica e uma prática. Na parte teórica foram abordados aspectos conceituais sobre Quadrinhos; tiras, cartuns e charges; quadrinhos autorais e comerciais;  quadrinhos poético-filosóficos; processo criativo de roteiro e personagens; aforismos; HQforismos; entre outros.

Apresentação teórica e dialogada sobre quadrinhos

Na parte prática, os participantes experimentaram criar HQforismos. A oficina teve duração de pouco mais de 3 horas e foi desenvolvida por Danielle Barros (Mestre em Ciências e doutoranda em Ensino de Biociências e Saúde na Fiocruz/RJ) a convite do projeto Iffanzine coordenado por Alberto Souza.
Na avaliação de alguns participantes, a oficina foi uma boa oportunidade para exercer a criatividade:


"Uma proposta um tanto quanto inusitada, pois eu nunca tinha visto isso em alguma escola ter esse foco na arte de expressão e filosófica, mas uma proposta muito boa pelo o fato de ainda não ter visto isso em uma escola"  (P.J. - Estudante)

"Como participante da oficina, fiquei positivamente surpresa. Minha vivência no mundo dos quadrinhos está dentro do universo comercial: Disney, Maurício, Marvel. O quadrinho autoral, tenho visto por meio dos trabalhos do projeto IFanzine, sempre como espectadora e admiradora das atividades desenvolvidas. A proposta do HQforismo me pareceu muito conectada com o meio das redes sociais. Não porque isso não possa existir no mundo ‘offline’, mas porque o mundo das redes exige e dissemina textos curtos acompanhados de imagens. E se eles provocam uma reflexão, tanto melhor. A vantagem do HQforismo reside aí: no provocar a reflexão num meio tão rápido e dinâmico e numa sociedade onde as pessoas não possuem o tempo nem o hábito de se dedicar a leitura mais longa nem mais profunda. Quando o usuário rola a tela e se depara com um trabalho desses, sem querer, já é convidado a pensar naquilo que está sendo dito, nem que seja por alguns segundos e, dependendo da mensagem, por mais tempo." (V. L . profissional de comunicação e jornalismo)

"Eu gostei muito da proposta do HQforismo, pois é uma forma de incentivar a cultura, arte e principalmente a leitura de uma forma mais divertida". (M.S. -Estudante)

"A palestrante no início assustou um pouco pelos trajes, mas durante se revelou uma ótima profissional bom grande poder de comunicacão" (T.H. - Artista Plástica)

"Achei interessante, meio inovador, acho que poderia ser algo mais da web, achei legal, mas deveria ser mais compartilhado para que mais pessoas conhecessem. Achei incrível a iniciativa, valeu cada minuto. Acho que vocês estão trazendo novas maneiras de liberar a criatividade e estimular novas formas de comunicação por meio da arte" (L.G.-  Estudante)


Confiram algumas fotos da oficina e das criações:









 Exposição de zines!


 Senti-me honrada com uma seção exclusiva com os zines da aurora pós-humana!





 Com os zines e linda arte da talentosa Sara Gaspar!










Trocando zines com Beralto!


 Algumas criações da oficina


Parte da turma reunida ao final da oficina de HQforismos!

A oficina de HQforismos foi notícia no portal da rede IFF, confira a matéria no link:


Os HQforismos criados durante a oficina serão parte da próxima publicação do projeto IFanzine a ser lançada em outubro no III Fórum Nacional de Pesquisadores em Arte Sequencial (III FNPAS), na Universidade Federal de Goiás. 
A próxima oficina de HQforismos a ser desenvolvida por Danielle Barros será também no III FNPAS no dia 22 de outubro de 2016, das 8:00 às 12:00 na FAV/UFG em Goiânia, vagas limitadas. 
Saiba mais detalhes sobre a oficina e o evento neste link: https://forumaspasgoiania.wordpress.com/programacao/

Agradeço o convite do Alberto Souza (Beralto) para desenvolver a oficina no IFF Macaé, sou grata a todos/as participantes, senti todo o entusiasmo, afeto e criatividade; agradeço a acolhida do IFF Macaé, me senti muito bem recebida! Espero que outras parcerias aconteçam futuramente!


Nenhum comentário:

Postar um comentário